Colorimetria Capilar – Como Estudar Colorimetria Capilar

O que é Colorimetria Capilar?

Colorimetria Capilar é um termo que se refere genericamente ao conhecimento de cores naturais e artificiais possíveis em cabelos, e também a como alterar cosmeticamente estas cores, para atender aos desejos de pessoas com intensões diversas. Muitos vão recorrer profissionais que entendem Colorimetria Capilar, para cobrir brancos, alterar a cor natural, retocar trabalhos anteriores, fazer mechas, clareamentos escurecimentos, entre outras coisas. O profissional que atua nesta especialidade, embora haja outros termos que usam para tentar diferenciar quem os usa, chama-se Colorista, ou Colorista Capilar.

Por quê desafiador aprender Colorimetria Capilar?

Estou nesta área há muitos anos, e sei como pode parecer desafiador encarar toda a complexidade de se trabalhar com coloração capilar. A Colorimetria Capilar é, com certeza, aquele que envolve mais matérias para estudar, como; tricologia, química, cosmetologia, entre outras. Mas, fique tranquilo(a)! Nos artigos que virão vou abordar muito mais sobre este universo das cores e da coloração capilar.

Além disso, dos produtos que se oferece nos salões, as tinturas, ou colorações se preferir, são as que possuem mais número de produtos individuais para o mesmo serviço. As marcas possuem cerca de 40, 50, 60, ou sabe Deus quantas cores individuais, que são produtos diferentes entre si. Ademais, é comum ter ao menos 4 oxidantes. Ainda podemos dizer que, há tinturas oxidativas, naturais, metálicas, diretas, e etc.. Cada uma com suas características e indicações.

Portanto, é compreensível que muitos passem anos sem entender verdadeiramente a Colorimetria Capilar. Recentemente, visitei o curso de um dos meus alunos, um famoso técnico brasileiro que me chamou para dar uma saudação. Me apresentei devidamente, e disse que se alguém desejasse fazer alguma pergunta, estaria disposto a responder com prazer. Imediatamente, uma senhora levantou as mãos já perguntando: Como faço para decorar a estrela de cores? Note que, se tratava de uma senhora, e imaginei que já havia ido a muitos cursos e workshops de Colorimetria Capilar. Portanto, é natural que, de tanto ver o mesmo tema, já deva ter decorado!

Entretanto, quero ressaltar que, esta senhora não é um caso isolado e, já vi muitos e muitos casos similares. Sabendo disso, devemos imaginar que falta algo que lhes facilite o aprendizado pois, sem entender os pontos básicos da Colorimetria Capilar, e os fundamentos de um bom trabalho como colorista, dificilmente a pessoa terá a possibilidade de aproveitar as inúmeras possibilidades de lucro que ela proporciona. Sim, lucros!

Por quê se especializar em Colorimetria Capilar?

Sabendo disto, e entendendo que seus concorrentes também podem se encontrar com dificuldades com Colorimetria Capilar, não seria interessante ser especialista e aumentar sua possibilidades de atendimento, e prestar um serviço diferenciado? Claro que sim!

Sempre digo que, concorrente não é inimigo, mas se uma cliente deseja fazer uma coloração perfeita, ou mechas maravilhosas, certamente aquele que for o especialista na área vai ser o primeiro a ser lembrado, e isso significa que você pode ser a pessoa que vai ser lembrada e ganhar mais um cliente.

4 respostas para “Colorimetria Capilar – Como Estudar Colorimetria Capilar”

    1. Olá Jane, que prazer te atender!
      Você pode ter acesso aos livros imediatamente clicando em nosso link “livros”, ou em rogeriobelo.com/livro
      Cursos e treinamentos presenciais serão reiniciados assim que a situação da pandemia atual for amenizada.
      Cursos on-line estão sendo desenhados também, por isso você pode adquirir já os livros e ir estudando para quando os cursos estiverem prontos.
      Esperemos ter ajudado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *