O que é Mucina? – Pergunta dos alunos

A mucina é uma variedade de proteínas massa molecular alta, bastante gelatinosas, produzidas por tecidos como a pele, e pelas cavidades corporais internas e os órgãos, na maioria dos seres vivos. A mucina é de fato muito importante. E está presente nos nossos fios de cabelos de forma bastante fácil de se encontrar. Às vezes, a mucina é pode ser vista a olho nu, e os folículos pilosos são visivelmente proeminentes e parecem um gel transparente e esbranquiçado ao ser retirado um fio do folículo. A mucina é normalmente é produzida em pequenas quantidades como parte do tecido conjuntivo dérmico pelos fibroblastos.

Mucinose

Uma coisa interessante é que a mucina desempenha um papel vital na homeostase da água e do sal na derme e pode absorver enormes quantidades de água. Assim, em condições como as mucinoses, em que a produção de mucina é aumentada, há mais retenção de água, de modo que o tecido conjuntivo dérmico cria um edema.

A mucinose, a presença de mucina em excesso, é uma anomalia relacionada a algumas doenças. Elas se ligam a patógenos como parte do sistema imunológico. Esta condição deve ser tratada por médicos. A mucinose folicular é uma doença rara que afeta a pele com pelos,normalmente no couro cabeludo, cabeça e pescoço. O nome da doença vem do acúmulo de mucina, que se trata de um material gelatinoso ou mais liquido nas paredes dos folículos capilares.

Qual papel da Mucina?

Porém, a mucina desempenha um fator de regulação e proteção indispensável, como dito acima, é produzida em pequenas quantidades como parte do tecido conjuntivo. Trata-se de um componente indispensável na maioria das secreções viscosas, com funções de lubrificação e para formar barreiras químicas. As mucinas têm funções importantes na defesa contra infecções bacterianas e fúngicas. Porém, é preciso deixar claro que há outros tipos de mucinas no organismo, e por isso é preciso deixar claro que não basta apenas falar “mucina” como se fosse apenas a mesma!

Ao que se refere a fios, a função é proteção de fatores externos e contra bactérias por exemplo, e coesão do fio ao folículo e sua estrutura, que é complexa e cheia de outras estruturas que podemos estudar. É uma das responsáveis pelo preenchimento do folículo.

Logo, resumindo, a Mucina é parte do organismo humano, e de outros seres vivos. Mucinose é exagero na produção da mucina, é não esta apenas relacionada ao fio, já que esta proteína faz parte de outros revestimentos externos, que também sofrem efeitos da mucinose.

Espero ter ajudado aos alunos que me pediram ajuda. Esta breve resposta pode, e deve ser complementada, pois um assunto destes, que está mais relacionado a medicina do que ao ramo dos cabeleireiros, tem muito mais a ser dito além do que resumimos aqui.

Contem comigo! Envie suas dúvidas para contato@rogeriobelo.com, ou nos canais abaixo.

Rogério Belo.

facebook.com/rogeriobeloeducador

instagran.com/rogeriobelo_oficial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *